terça-feira, janeiro 16, 2007

o Maior Portugues

sim no Domingo vim cedo para casa e apanhei a Maria Elisa a dizer, ai e tal estes são os Maiores Portugueses..
e eu todo contente pensei, é que que fico a ver TV, mas fui-me assustando com alguns nomes..
prometi para mim mesmo que iria comentar especialmente alguns deles e é isso que vou fazer..
Há para mim alguns factores fundamentais a pertencer a esta lista, se é o maior dos Portugueses, tem de ser alguém que tenha feito algo de BOM por este pais, cá dentro ou la fora..
por essa razão a alguns nomes que não entendo não fazerem parte da lista, onde esta Bissaya Barreto?? onde esta António Guterres, quer se queira quer não, é o Alto Comissario da ONU para os refugiados, não é um qualquer.. onde esta Manoel de Oliveira?? onde estão Fernão de Magalhães e Salvador Fernandes Zarco(nome verdadeiro de Colon ou Colombo), sendo Portugueses não pertencem ao mesmo grupo de Vasco da Gama e Álvares Cabral, sem Colombo provavelmente Gama nunca tinha ido a índia e Cabral não tinha sido o "primeiro" a ir ao Brasil..
mas há um nome desconhecido de todos nos que não se entende porque não esta nesta lista, Pero da Covilhã, sem Pero da Covilhã, Vasco da Gama nunca tinha chegado a índia, ou melhor sem ele provavelmente nem valeria a pena ter tentado, porque foi ele quem tudo fez no oriente para preparar a chegada dos Portugueses..
isto é quem falta, agora quem esta a mais.. :)
na minha Humilde Opinião, o primeiro que vejo a mais é Sá Carneiro, é aquela personagem que eu ainda estou para perceber o que fez por Portugal?? teve 1 ou 2 anos como primeiro-ministro.. é importante porque foi Assassinado?? só se for por isso, não lhe conheço nada que valha esta colocação.. outra é Maria João Pires, na minha também humilde opinião esta senhora é o de que pior existe em Portugal de subsidio dependente, representa o pior deste povo e claro nas dividas que tem a sua fundação em belgais.. é vergonhoso que a RTP e todas as outras estações falem nela, e façam de conta que não sabem o que ela faz nessa fundação.. e por culpa dela somos todos chamados subsidio dependentes..
ah mais 2 pessoas que estão nesta lista que por mim não estavam, pela explicação que dei em cima, por pensar que um grande Português é alguém que tenha feito algo pelo pais e não alguém que lhe tenha feito mal.. António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, são duas das personalidades do nosso Séc XX, mas não são grandes português, porque o nosso atraso em relação a Europa muito se deve as suas politicas dos três F's e afins..

o meu Candidato e aquele que vai receber o meu voto, é D. João II, aquele que para mim foi o maior estadista de sempre que Portugal teve, o Homem que nos fez ir ao Brasil e a índia, o Homem que enganou os espanhóis e os enviou para a america, o homem que enviou os primeiros homens a terra nova..
Como diria a Rainha de Espanha da época, quando D. João morreu, "Morreu o Homem"
acho que esta frase simboliza tudo aquilo que ele foi a sua época e mesmo quase 500 anos depois ainda o é, se Cavaco foi esta semana recebido em Goa, se no Brasil se fala Português, é muito graças a este homem..

1 comentário:

Anónimo disse...

super desiludido kntg.. os tres maiores portugueses de sempre nem seker aki aparecem referenciados... vamos la entao...

3º Ricardo Sá Pinto.. o gajo ke teve a corargen de fazer akilo ke um pais inteiro tinha vontade mas mais ninguem ousou fazer...

2º O gajo que inventou o licor beirao.. e so a bebida portuguesa mais vendida no mundo.. e provavelmente a melhor... sei que nao gostas e por isso nao metes-te aki mas axo ke ele merece..

1º o grande vencedor e o SOHZÉ.. a poix é.. o homen que ja admitiou ter morto o sá carneiro... obrigado... este sim e um grande Portugues e mostrou que so keria o melhor para o Pais..