segunda-feira, junho 05, 2006

Mentalidades

a mais de um mes que nao vinha ca, tenho andado um bocado longe disto nao sei porque razao, mas venho hoje...
este fim-de-semana tive mais um belo campo da InterCultura-AFS e nesse campo houve 2 situaçoes que me surpreenderam, e me assutaram.
para quem nao sabe a organizaçao faz intercambios internacionais com vista a promover a paz e a compreenção entre os povos...
mas esta situação é o oposto, tenho 2 estudantes em Portugal a 8 meses que sao xenofobos e racistas!!
é algo que me preocupa, algo que acho um bocado estranho...
algo que nao pensei que acontece-se...
sempre prensei que alguem para sair da sua terra natal durante um ano e vir para um pais diferente tem de ter uma mente muito aberta e estar disponivel intelectualmente para evoluir e compreender...
mas este caso é diferente, muito diferente...
tenho 2 casos que me preocupam, de um lado tenho um jovem muçulmano que eu achava bastante evoluido intelectualmente e com uma grande mentalidade que me diz que ODEIA americanos e tudo o que tenha haver com a sua cultura, é estranho comop é que alguem se aguenta em Portugal durante um ano sem gostar da cultura americana, tao enraizada na nossa cultura...
como um rapaz de 17 anos pode ter tanta raiva de uma naçao que nao conhece, de uma naçao que so conhece aspectos negativos, de um povo que nao tem culpa da sua politica externa...
como é que ainda no mundo há este tipo de educação, este tipo de lavagens cerebrais...
fico preocupado, porque este rapaz adorou portugal mas vai voltar para o seu pais sem ter evoluido e sem ter aproveitado esta experiencia...

O outro caso é de um jovem americano que com orgulho me mostra o seu cinto...
a fivela do seu cinto é a bandeira sulista da guerra civil americana, este jovem diz-me com todas as letras que é a favor da escravatura e que a raça negra é inferior a raça branca...
este jovem é racista e xenofobo...
como é que alguem que vem da maior metropole do mundo, new york, pode ter esta mentalidade??
sera como o jovem muçulmano algo familiar e por isso ensinado desde miudo, uma lavagem cerebral?? ou sera algo por ele aprendido e tomado como seu??
tenho medo de ambas as hipoteses, medo que ainda haja alguem neste mundo que nao tenha percebido o quao errado é a escravatura e a discriminação, medo que todo o sofrimento durante seculos e a morte de milhares se nao milhoes de negros, que a morte de Lutter King nao tenha servido para nada...
sera que o Sonho de Lutter King nao devia ser ensinado nas escolas??
sera que as pessoas tao a regressar ao passado??
vamos deixar de evoluir...
é triste que isso nao aconteça

espero que estes dois jovens ainda mudem...
tenho essa esperança para o bem deles e da sua vida...

para quem anda a estranhar a minha ausencia por Leiria, ficam a saber que tou a trbalhar na batalha...

bjs e abraços

1 comentário:

Zariza disse...

Se o Americano é quem eu estou a pensar (e parece-me que deve ser)não faças muito caso disso... Certas pessoas gostam de chocar e falar de coisas das quais não têm a minima noção como é o caso desse menino que tenta ser rebelde sem se aperceber que só faz é asneira.